Equipe

Pesquisadores

Líder

Fabricia Silva da Rosa – fabricia.rosa@ufsc.br

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Editora Adjunta da Revista Contemporânea de Contabilidade da UFSC/Br, e Editora Associada da Revista de Contabilidad y Negócio da PUC/Perú. Tem experiência em Ciências Contábeis, atuando nos seguintes temas: contabilidade ambiental e sustentabilidade em cidades.

 

http://lattes.cnpq.br/5460513027485956


 

Vice-Líder

Elisete Dahmer Pfitscher – elisete@cse.ufsc.br

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA, além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

http://lattes.cnpq.br/3632841499750434


Alcindo Cipriano Argolo Mendes

Graduado em Ciências Contábeis pela FIPAG (2003), mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School (2008) e doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2017). Ex-professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com experiência na área de Controladoria e Contabilidade Gerencial, tendo como principais interesses de pesquisa: Sistemas e Práticas de Controle Gerencial; Métodos Quantitativos e Análise de Dados

http://lattes.cnpq.br/9833895893812488

 

Andréia Cittadin

Doutoranda em Contabilidade e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professora titular do curso de ciências contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense. É coordenadora do Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC), líder do GP Núcleo de Estudos Contábeis (NECON) e realiza pesquisa em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, gestão de custos, logística, sustentabilidade e ensino e pesquisa em contabilidade.

http://lattes.cnpq.br/4386658370515218

 

 

Antonio Zanin

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2014). Cursando Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal), com o tema: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS. Exerceu o cargo de Vice-Reitor de Administração na UNOCHAPECÓ no período de fevereiro 2012 a janeiro de 2016. Coordenou o Mestrado acadêmico de Ciências Contábeis e Administração no período de maio de 2015 a fevereiro de 2017. Atualmente é Coordenador e professor do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, UEP, agronegócios, controladoria e ABC.

http://lattes.cnpq.br/5826160717318135

 

Celma Duque Ferreira

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, especialista em Gestão de Negócios pela UNIC e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professora adjunta na Universidade Federal de Goiás – UFG. Atua na área de contabilidade ambiental, com foco em instrumentalização de políticas públicas.

http://lattes.cnpq.br/4907840358391847

 

Darci Schnorrenberger

Possui graduação em Ciências Contábeis; Especialização em Gestão Contábil; Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor Associado III do curso de Ciências Contábeis e do PPGC da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Intangíveis, Finanças Comportamentais, Processo Decisório e Controladoria.

http://lattes.cnpq.br/1258009069271071

 

David Naranjo-Gil

Professor de Economia Financeira e Contabilidade da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha. Seus tópicos de pesquisa se concentram no papel dos sistemas de controle na gestão estratégica. Também realiza e direciona pesquisas focadas no papel dos sistemas de controle em novas estruturas organizacionais, como equipes e redes de negócios. Seus trabalhos foram publicados em revistas nacionais e internacionais, como Contabilidade, Organizações e Sociedade, European Accounting Review, British Journal of Management ou Healthcare Management Review.

 

Denise Isabel Rizzi

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2013). Pós-graduada em Gestão e Planejamento Tributário pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Mestrado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuou como professora de graduação no Centro de Ensino Superior Santa Rita (2017). Atualmente está cursando Doutorado em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolvendo pesquisa junto a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

http://lattes.cnpq.br/3458345689368299

 

Ernesto Lopez-Valeiras

Professor Associado de Contabilidade na Universidade de Vigo, Espanha. Sou bacharel em Administração de Empresas (Universidade de Santiago de Compostela), mestre em administração de empresas (IESIDE Business Institute) e doutor em contabilidade (Universidade de Vigo). Membro do Comitê de Contabilidade Gerencial da Associação Espanhola de Contabilidade e Administração de Empresas (AECA) e sirvo como Secretário Técnico da divisão de pesquisa da Associação Ibero-Americana de Controle Gerencial (AICOGestion). Atua em contabilidade gerencial e sistemas de controle, inovação organizacional, gerenciamento de empresas no setor de alimentos e bebidas e gerenciamento de serviços de saúde. Autor e co-autor de vários livros e pesquisas publicadas em periódicos internacionais indexados acadêmicos. Também colabora no ensino de graduação, mestrado e doutorado em várias universidades internacionais.

 

 

Fernando Richartz

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC com atuação na Graduação e no Mestrado profissional – Profnit. Doutor em Contabilidade (2016) e Mestre em Contabilidade pelo PPGC – UFSC (2013). Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC (2010). Pesquisador vinculado ao Grupo de Gestão de Custos. Conta com experiência na iniciativa privada, onde atuou na criação e como analista de inteligência industrial no Observatório da Indústria Catarinense na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e como executivo da Investe SC – Agência de Atração de Investimentos de Santa Catarina.

http://lattes.cnpq.br/9323403329929983

 

Hans Michael Van Bellen

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de doutorado modalidade Sandwich pela Universität Dortmund (2001) e realização de Pós Doutorado junto a University of California – Berkeley. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico. Atua como docente e pesquisador nos programas de pós graduação em Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, gestão da sustentabilidade, governança pública e economia ecológica..

http://lattes.cnpq.br/9740639914815208

 

Jacobo Gómez-Conde

Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Autônoma de Madri. É PhD em Economia Financeira e Contabilidade pela Universidade de Vigo e é formado em Administração e Gerenciamento de Negócios pela mesma universidade. Suas áreas de interesse incluem pesquisa em contabilidade e controle gerencial, usos para o gerenciamento de informações contábeis, bem como as relações estabelecidas com inovação ou internacionalização. Jacobo publicou seus trabalhos em várias revistas, além de ser financiado pelo AECA Research Grants (2015-2016), COTEC Foundation for Innovation (2016-2018), 19ª edição do Prêmio AECA de artigos de divulgação, Presidente da Novagalicia (ABANCA ) -Eurorregião, entre outros. Editor Associado Revista Espanhola de Finanças e Contabilidade / Revista Espanhola de Finanças e Contabilidade

 

Luana Caroline da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Foi bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Santa Catarina, no período 2015/2016. Atualmente é mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Controladoria e Governança, linha de pesquisa Controle de Gestão e Avaliação de Desempenho. Tem interesse em: contabilidade pública, contabilidade ambiental de cidades.

http://lattes.cnpq.br/6013237835457235

 

Marcelo Machado de Freitas

Professor universitário. Doutorando e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade (2013). Possui trabalhos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, onde Coordena o Comitê Permanente de Simplificação, além de participar ativamente de outras comissões. É voluntário nos Observatórios de São José e de Florianópolis. Durante sua graduação, teve papel atuante no movimento estudantil. Em 2012, foi Coordenador geral do XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis. Entre 2012 e 2013, assumiu a presidência da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis. No mesmo período, fez parte da Comissão Nacional das Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Palestrou em diversos eventos estudantis da área contábil no Brasil. . Pesquisa na área Governamental e na área de Auditoria, com ênfase em Tecnologias de automação de processos e fluxos contábeis.

http://lattes.cnpq.br/1621974592687502

 

Maurício Mello Codesso

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo INSTITUTO CENECISTA FAYAL DE ENSINO SUPERIOR (2009), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com doutorado sanduíche e Pós-doutorado na Rugters Business School (2019). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Auditoria, com ênfase em Continuous Audit, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria Continua, Audit Analytics, Metodos analíticos, RPA, Blockchain, Machine Learning e Deep Learning aplicados na auditoria.

http://lattes.cnpq.br/1237924086985169

 

Miklos Vasarhelyi

Professor de sistemas de informações contábeis da KPMG e atua como diretor do RARC – Centro de Pesquisa em Contabilidade Rutgers (RARC) e do Laboratório de Auditoria e Relatórios Contínuos (CAR Lab). Ele é creditado com o desenvolvimento do aplicativo original de auditoria contínua e é o principal pesquisador nesse campo. Na Rutgers Business School, o Professor Vasarhelyi dirige o Laboratório de Auditoria e Relatórios Contínuos, que trabalha em projetos para empresas líderes como Siemens, KPMG, Procter & Gamble, AICPA, CA Technologies e o Itaú-Unibanco do Brasil. Além disso, ele lidera o projeto RADAR (Rutgers AICPA Data Analytics Research Initiative), apoiado pelas oito principais empresas de CPA, AICPA e CPA Canadá. Vasarhelyi, que recebeu seu Ph.D. em Management Information Systems da UCLA, publicou mais de 200 artigos de periódicos, 20 livros e dirigiu mais de 40 Ph.D. teses. Ele é o editor da série Inteligência Artificial em Contabilidade e Auditoria e o Journal of Emerging Technologies in Accounting. O professor também ensinou programas executivos para muitas grandes organizações internacionais, incluindo GE, J&J, Eli Lilly, Baxter, ADL, Volvo, Siemens, entre outras.

 

Rogério João Lunkes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações e instrumentos como, balanced scorecard e orçamento; além de estudos ambientais.

http://lattes.cnpq.br/6241003358183170

 

Sady Mazzioni

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (2015) e mestre em Ciências Contábeis (2005) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Especialista em Controladoria e Finanças (1999), Docência na Educação Superior (2009), Gestão e Liderança Universitária (2010) e MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (2012). Bacharel em Ciências Contábeis (1993). Exerceu diversos cargos de gestão universitária: Vice-Reitor de Administração, Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas, Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Atualmente é professor titular C, atuando no Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, na graduação e na especialização. Possui experiência na área da Contabilidade, Administração e gestão universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, controladoria, contabilidade para usuários externos e metodologia da pesquisa. Atua como avaliador de artigos para diversos periódicos nacionais. Editor da Revista Gestão Organizacional – RGO.

http://lattes.cnpq.br/8383471282004653

 

Sergio Murilo Petri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA-C, Balanced Scorecard – BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

http://lattes.cnpq.br/2579064028361832

 

Sidnei Manoel Rodrigues

Foi Auditor Fiscal das Contribuições Compulsórias do Senai/Sesi até o ano de 2010. De janeiro/ 2011 até julho/2012 trabalhou no Núcleo de Gestão Estratégica e Inteligênica Competitiva do SENAI – Departamento Regional de Santa Catarina e desde agosto/2012, trabalha na Coordenadoria de Planejamento e Controle da Gestão da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. Tem experiência na área de Auditoria, Gestão Tributária, Gestão de Riscos e Gerenciamento de Projetos.

http://lattes.cnpq.br/6471044683632161

 

Valdirene Gasparetto

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e no programa de pós-graduação. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1995) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999 e 2003). É subcoordenadora do PPGC da UFSC desde o ano de 2013. Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial, ambos da UFSC. É autora de artigos publicados em periódicos e trabalhos divulgados em anais de eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, custos para tomada de decisões e gestão em cadeias de suprimentos.

http://lattes.cnpq.br/9876735629466934